Menu

Newsletters



Sala de Visitas - Escola de Música
10º Aniversário da ORQUESTRA JUVENIL! JÁ 10 anos!!!!
2008-11-24 16:46:55#1
Nome: CLUBE CAÇA E PESCA
E-Mail: geral@ccpoh.com
Localidade: Oliveira do Hospital
10º ANIVERSÁRIO DA ORQUESTRA JUVENIL CCPOH
A Orquestra Juvenil do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital está a celebrar o Xº Aniversário.
É para nós um marco! Foi no dia 1 de DEZEMBRO DE 1998, que pela primeira vez este grupo musical se apresentou ao público Oliveirense. A partir dai, a nossa orquestra não mais parou de actuar, tanto em Oliveira do Hospital como em vários locais bem distintos de Portugal.
Como a nossa Orquestra é formada, na sua maioria por jovens músicos que frequentam a nossa Escola de Música, ao longo destes 10 anos têm por lá passado algumas dezenas de rapazes e raparigas, que depois de completarem os seus estudos secundários rumam para as Universidades, dando o seu lugar a outros mais novos! Mas há os outros Também! Os que mesmo andando numa Universidade, bem longe de Oliveira, o seu amor à Orquestra, a sua vontade de tocar e as fortes amizades que se formaram neste grupo são tantas… que de forma alguma, eles não deixam a Orquestra.
Assim tem sobrevivido este grupo, que vai tocando e interpretando temas da música antiga, da música Clássica, da música Romântica, da música Jazz, da música Ligeira e até popular, de uma forma experimental, formativa e cultural.
A nossa Orquestra tem também outras vertentes: O desenvolvimento da memorização, atenção e concentração; o desenvolvimento rítmico e motricidade fina; o desenvolvimento auditivo; a criatividade; o “gosto” e a partilha desse gosto pelos vários estilos musicais e ou autores; e a técnica instrumental do trabalho em Solo ou grupo.
Para além disto tudo, há ainda neste grupo algo de muito bom e até, quem sabe mais importante, para todos os seus elementos, quer os presentes como os que já rumaram a outras paragens, que é a forte amizade que fica entre todos eles!
Nesta perspectiva, a nossa Orquestra, desde há um ano para cá criou uma outra actividade que abrange todas estas vertentes já referidas e que é do inteiro agrado dos seus elementos: O Acantonamento Musical que é feito durante 3 ou 4 dias na Casa das Mimosas na Serra da Estrela! São uns dias maravilhosos onde se vive 24 sobre 24 horas em grupo, ensaiando, criando música, actuando, jogando, brincando, convivendo, de tal forma que quando vem embora até choros há. Este ano de 2009, se tudo correr bem lá estaremos outra vez em Março para o Segundo Acantonamento da Orquestra Juvenil.
Ao longo destes 10 anos de actividade actuou cerca 80 vezes. De todas as vezes fomos sempre muito aplaudidos, acarinhados e incentivados. Também ao longo destes 10 anos a maior parte dos espectáculos realizados, foram fora do nosso Concelho. Um desejo antigo desta Orquestra é o de actuar em todas as freguesias ou populações do Concelho. Já algumas terras nos convidaram mas… gostaríamos de ir a todas! Haja vontade de quem coordena e organiza nas nossas freguesias e associações.
Finalmente… para celebrar este Xº Aniversário, a nossa Orquestra irá actuar no dia 1 de Dezembro pelas 15h. na Casa da Cultura de OHP. Também participará a Tuna Penalvense , o Grupo de Cavaquinhos do CCPOH e alunos da nossa escola de Música. Desde já, endereçamos o convite a todos os Oliveirenses para participarem na nossa Festa.
A Direcção da Escola de Música do CCPOH

 

2008-11-25 16:46:16#2
Nome: J.Luís Balça Costa
E-Mail:
Localidade: Coimbrões
Parabéns grande Orquestra! 10 anos é já uma bonita idade. Parabéns Oliveira do Hospital.
Dizem que o interior normalmente é pobre em cultura! Aqui está a prova de que no interior se fazem coisas bonitas. Oliveira do Hospital é a prova de que a cultura está viva e com qualidade. Veja-se esta Orquestra Juvenil, veja-se o seu Coral de Santana! Quando as entidades associativas e políticas querem, pode-se alimentar a cultura e o desporto de forma abrangente e se calhar, sem muitos custos. Haja apenas vontade, gosto e incentivo.
mais uma vez, parabéns Orquestra Juvenil. Tenho pena de não estar presente na vossa festa, mas estou muito longe. Já tive a oportunidade de vos ver e ouvir. São espectaculares.
Não sou de Oliveira mas laços familiares ligam-me a essa linda terra aos pés da Serra da Estrela. Como sou músico, saxofonista e acordeonista, claro que teria que apreciar o vosso trabalho.
Parabens ao Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital. Quem diria que um Clube de Caçadores e Pescadores havia de ter uma Orquestra Juvenil!!!
Parabéns também à cidade de Oliveira do Hospital. Continuem.
J.Costa
Coimbrões
 

2008-11-27 16:48:50#3
Nome: Márcio
E-Mail:
Localidade:
Então Parabéns! "10 anos é muito tempo...", como dizia o >Paulo de Carvalho ! Merecem uma bonita festa. Venham mais 10. Viva a música.
M.A.P.
 

Responder
NOTA: A utilização deste espaço é totalmente livre, mas em caso de desrespeito de qualquer assunto poderá levar à eliminação das respostas.
Nome:
E-Mail:
Localidade:
Corpo de Mensagem:
 Confirmação de envio de nova mensagem