Menu

Newsletters



Sobre a Secção

Tudo começou em 1990, pelas mãos e ideia do então Vereador da cultura; Dr. Fernando Brito ! E em boa hora. Um Clube, uma equipa (Sr. Pires de Almeida e Sr. Seixas Pereira) que abraçou o projeto sem medo e com alguma audácia, tendo como “ motores de arranque ” os professores Rui Pinto e Paulo Valença para iniciarem o primeiro ano com os primeiros alunos: 35 no total! Passado o primeiro ano, a Escola do Caça e Pesca passou para os 60 alunos! Contrata-se então o terceiro professor, Paula Rodrigues (que permanecerá a trabalhar nesta casa durante 7 anos).

Ao fim de 4 anos de atividade, a Escola atinge os 85 alunos. As condições físicas não são as melhores, mas os diretores e Professores tudo fazem para dar dignidade ás instalações, que… embora precárias têm toda a dignidade para receber os seus alunos!

Estamos em 1997! Há muita solicitação para aprendizagem de muitos instrumentos musicais!!! É então que surge a ideia de se contratar um quarto Professor. Desta vez é o primeiro professor “feito” na nossa Escola!... Pedro Tiago Seabra (que permanecerá até 2009). Ele vai começar a ensinar Guitarra; Guitarra eléctrica; Violino; Violoncelo; Bandolim e … até Bateria.

120 alunos!!! " Temos que arranjar mais professores, porque se não… não aguentamos " , diz o Professor Rui Pinto. Surge então a ideia de se ir consultar um curriculum (recebido uns tempos antes) de uma americana que vivia em Lagares da Beira!!!! “Será que ela aguenta?! hum.. O Curriculum é óptimo. Mas … vamos arriscar”. Surge o quinto Prof.: Lisa Wolf Espingarda (que permanecerá até 2013).

O ano de 1998 foi de grandes transformações na nossa Escola:
1. O Sr. Pires de Almeida prepara-se para sair do Clube de Caça e Pesca e da Direção da Escola de Música!
2. O Sr. Seixas Pereira assume sozinho a administração da Escola.
3. Começa a haver alguns alunos a abandonar a Escola por saberem tocarem já muito bem e não conseguirem arranjar algo mais para mostrar as suas habilidades!
4. Perante esta situação, o Sr. Pires de Almeida e o Sr. Seixas Pereira propõem ao professor Rui Pinto que inicie uma Orquestra na escola.
5.Uhm… hum.. Então não é que ele aceita!!!
6. No dia 3 de Setembro de 1998 nasce a Orquestra Juvenil de Oliveira do Hospital.
7. Dia 1 de Dezembro do mesmo ano a Orquestra estreia-se perante o público de OHP.

O ano de 2002… tanta gente, poucos professores...

Neste ano letivo chegámos aos 140 alunos. Teria que se contratar mais professores. Assim, mais uma vez se recorre à prata da casa. Começam a colaborar os professores: Rui Marques (que permanecerá até 2009) e Jonas Weber (que permanecerá até 2010). Mais dois bons ex. alunos da nossa escola e com muita “queda para a música ”!!! E que bons!!!

Nesta fase já a Orquestra rodava por todo o lado! Até aqui, desde o seu aparecimento, uns entravam, outros saíam para irem estudar para outros lados… enfim muita gente a tocar e a fazer com que este grupo não mais parasse.

… entretanto,

na Escola de Música do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital já se ensinava os seguintes instrumentos:

  • PIANO,
  • ORGÃO,
  • GUITARRA DEDILHADA,
  • VIOLINO,
  • BANDOLIM,
  • FLAUTA DE BISEL,
  • FLAUTA TRANSVERSAL,
  • CLARINETE,
  • SAXOFONE,
  • ACORDEÃO,
  • VIOLA ELECTRICA,
  • VIOLA BAIXO,
  • CONTRABAIXO,
  • VIOLONCELO,
  • VIOLA DE ARCO,
  • BATERIA,
  • FORMAÇÃO MUSICAL,
  • MÚSICA A BRINCAR, … E CLARO ESTÁ. ORQUESTRA!

2003/2004, é necessário arranjar mais um colaborador para as aulas dos “pequenitos”. Entra para a equipa (durante um ano) a ex. aluna: Professora Margarida Pontes de Sousa.

No final deste ano letivo de 2003/2004, e depois de 15 longos e exaustivos anos a colaborar com o Clube de Caça e Pesca, na Escola de Música e Orquestra, o nosso amigo Sr. Seixas Pereira termina a sua missão neste projeto. Foi com certeza, um trabalho árduo, de total disponibilidade, e com grande espírito de voluntariedade, como é habitual neste Senhor. Não o esqueceremos nunca.

No entretanto, fizeram-se obras nas instalações da Escola de Música, (e muito bem), por conta da nossa Autarquia! Estamos em 2005, temos novo Diretor Administrativo: Professor Daniel Correia.
Com ele entramos numa “nova era”, onde entre outras coisas, se põe em prática o velho sonho de se gravar um CD!!! … e é que foi mesmo.

Em 2007 surge o Grupo de Cavaquinhos da Escola de Música. O interessante deste Naipe é o facto de parte deste grupo já ter passado a barreira dos 40 já há alguns anitos :) Este grupo é muito animado e para além de trabalhar em conjunto, é um grupo que à custa deste instrumento popular português, tem feito uma recolha bastante interessante de música tradicional portuguesa. Já fez uma recolha de quase 100 melodias de todas as regiões do país! No palco fazem furor e são bastante aplaudidos.

Em 2010 surge o primeiro combo da Escola de Música - o Bando Caça & Pesca (BCP) - de música pop/rock.

O ano de 2012 foi de grandes transformações na nossa Escola:
1. Os professores Rui Pinto e Paulo Valença terminam a sua missão neste projeto. Foi com certeza, um trabalho árduo, de total disponibilidade, e com grande espírito de voluntariedade, como é habitual nestes professores. Não os esqueceremos, a porta fica aberta!
2. A Engª. Graça Cardoso assume a administração da Escola.
3. Fizeram-se pequenas obras nas instalações da Escola de Música, por conta da nossa Autarquia!
4. O professor e maestro Daniel Gonçalves entra para a Escola de Música com a responsabilidade de assegurar a dinamização da mesma.
5. A entrada de mais três novos professores: Rui Gonçalves, Márcio Silva e André Isidoro. Este último, recorrendo uma vez mais à prata da casa. Um bom ex-aluno da nossa escola com muita “queda para a música ”!!!

Em 2014 o Sr. Vítor Reis assume a administração da Escola. Neste ano surge o Grupo de Concertinas que faz a sua 1ª atuação no 40º Aniversário do Clube.

 Março 2024 
DSTQQSS
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
Não existem eventos definidos para este mês!