Noticias: Escola de Música

Dia Mundial da Música (2005-10-01)

Conforme o planeado pela Escola de Música do nosso Clube, no passado Sábado, dia 1 de Outubro de 2005, a partir das 9 horas da manhã, iniciou-se uma actividade de ar livre por “ algumas ” ruas e locais desta Cidade.

Junto à velha e gigante Tília, no espaço circundante da Igreja Matriz , plantaram-se os professores Rui Pinto e Pedro Tiago Seabra. Nesta área bastante grande e com muita sombra, os referidos professores deram as suas aulas (individuais), aos seus alunos e para quem os quis ver e ouvir.
Também neste espaço, pelas 11h. 30m., a Orquestra Juvenil fez um ensaio, quase espectáculo para o público que ia passando e parando para ouvir e aplaudir.

No parque de estacionamento do supermercado “Irmãos Gonçalves” , em frente aos Bombeiros Voluntários , plantaram-se os professores: Paulo Valença, Lisa Wolf Espingarda, Rui Marques e Jonas Weber. Todos eles deram também as suas aulas individuais, com permanente público a assistir, quando iam ou vinham das suas compras semanais!

Por outro lado, vários alunos da Orquestra Juvenil, juntaram-se em pequenos grupos, e vai de andar por “ algumas ” ruas e cafés da cidade cantando e tocando de forma a divulgarem e chamarem à atenção dos cidadãos para este dia especial dedicado à música em todo o mundo. Também se aproveitou toda esta iniciativa da Escola de Música do nosso Clube, para se distribuírem cartazes e autocolantes pela cidade e pelas pessoas, principalmente pelos alunos da Escola.

No final do dia, feito o balanço, chegou-se à conclusão de que esta actividade foi bastante positiva. Conseguiram-se os objectivos propostos, que eram fundamentalmente, o divulgar a música, a nossa Escola, o nosso trabalho e o trabalho dos nossos alunos.

Também ficou claro que para o ano voltaremos com mais ideias e iniciativas. Com apoios ou sem apoios, podem crer que vamos voltar a celebrar mais um Dia Mundial da Música. Com certeza nesse dia, já não haverá “ sentidos proibidos ” para não tocarmos em algumas das ruas de Oliveira do Hospital. Nessa altura já poderemos espalharmo-nos à vontade e mais amplamente por toda a cidade. Aliás, a música, desde que se ouça, espalha-se por todo lado e… não faz mal a ninguém! Antes pelo contrário, está provado que é um bom medicamento para quem padece de problemas físicos ou psicológicos ( Musicoterapia ). Que o digam os utentes e funcionários do hospital de Oliveira, quando o projecto “ Música no Coração ”, vai até lá animar todas as pessoas que estão à espera de consulta.

Para terminar… só nos resta agradecer do fundo do coração ao Senhor Padre Borges por nos ter cedido o espaço circundante da Igreja Matriz; ainda aos Irmãos Gonçalves por nos terem cedido os seus espaços circundantes do supermercado e por nos terem alimentado; aos responsáveis de outros espaços comerciais, que à sua porta nos deixaram tocar e cantar.

Um pedido de desculpas aos responsáveis de outros espaços onde não houve possibilidades de estarmos a tocar e a animar este Dia especial. Se assim aconteceu, não foi por nossa culpa! Foi talvez por haver “ sentidos proibidos ”?! Resta ainda agradecer a todos os alunos da Escola de Música; aos elementos da Orquestra Juvenil; aos senhores Encarregados de Educação e ao público em geral, que assistiram a toda esta actividade e nos apoiaram.

Para todos, o nosso muito e muito obrigado.